segunda-feira, 18 de junho de 2007

Lisa Says

Mais um dia de chuva em Porto Alegre. Meus fones de ouvido estavam milimétrica e estrategicamente bem posicionados para que não fossem vistos. E ninguém melhor que Lou Reed como companhia num dia chuvoso como esse (aliás, como esse e como todos os outros. Acho que as nuvens negras gostaram dos pampas, porque se recusavam a ir embora...). Andava eu pela Protásio Alves, tudo alagado. Meus tênis se encontravam numa incessante fuga contra poças. Ou melhor, lagos. Mesmo que de capuz e de sombrinha, I was taking a Walk on the Wild Side.

Mas o meu rancor com a chuva acaba aqui. A não ser por questões práticas, como ‘onde eu vou guardar a minha sombrinha molhada no ônibus?’ e por despertar o espírito sádico dos motoristas (sempre tem um engraçadinho pra jogar a água do meio-fio nos pedestres!), eu A-DO-RO a chuva. Isso mesmo: A-DO-RO. Call me Vicious if you want to, mas um final-de-semana de pura água me faz sorrir.

Um mês atrás mais ou menos, ouvi num seriado que a neve democratiza. Pode haver uma escultura ou uma lata de lixo: por onde a neve passa, tudo fica igualmente belo. Talvez dispensando a beleza estética, a chuva também se preste ao processo democrático. Quando ela chega, cai igualitariamente (ou aleatoriamente) em qualquer parte da cidade. No barraco e no condomínio fechado, as crianças choram por causa do barulho. O poodle e o vira-lata giram em volta deles mesmos e latem sem parar.

Seu ruído é mágico e sempre reconhecível. Não importa onde os pingos caiam, som de chuva é sempre som de chuva. E, mesmo que totalmente comum, é sempre anunciado: ‘Olha, tá chovendo!’ e sempre conferido : ‘Sério?!’, os olhos se dirigem à janela. Mantém os preguiçosos e os anti-sociais em casa sem culpa. ‘Bah, vamos sair?’, ‘pois é... é que tá chovendo...’. A luz é igualmente misteriosa. Um flash aleatório de qualquer lugar, inesperadas fotos sem negativo.

Dias de sol têm uma beleza óbvia. But with any rainy day you can dance your blues away.

13 comentários:

Samir Oliveira disse...

Adorei o texto. Pena que eu não conheço os "trocadilhos". Não fazem parte do meu universo de conhecimentos, ehehe.. muito Ida né? :P

Fiz umas modificações no meu e atualizei. Agora, estou usando o seu para divulgar. Mundo cruel esse o dos blogueiros né..

beijão!

Gislaine Marques disse...

Hum... me inspirou!

I'm singin' in the rain, just singin' in the rain / What a glorious feeling, I'm happy again

;-) Besos, Gis

Gislaine Marques disse...

Ouviste o sapateado? ;-))))

Luana Duarte Fuentefria disse...

Adorei o texto, mas faço minhas as palavras do Samir (e,por extensão, as da Ida).

Mas discordo! Adoro o sol! Nada como um belo dia de sol! Tá, a chuva tem seus encantos. Mais ainda naqueles momentos de preguiça e de "go away! quero ficar sozinho!". Mas gosto de sol...

Que bom que as pessoas são diferentes...

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

quanto conhecimento hein dona Liza?
faço das palavras do Samir e da Luana as minhas hehe
eu só gosto de chuva pra dormir embaixo de uma montoeira de cobertas!
beijos
que comentário nada construtivo...

Giana Hahn disse...

Faço das palavras da Luana, do Samir e da Carol as minhas
uhahahuauha
e, realmente, os dias de chuva só são bons se, por coincidência, tu não tem nada pra fazer na rua naquele dia hehehehe
como disse a carol... que comentário construtivo!!
hehehehe
beijos

Liza Mello disse...

bom, então para ampliar o universo de conhecimentos dos meu caros colegas:
walk on the wild side, vicious e lisa says são músicas do lou reed. a primeira é bem famosa, certo que cvs já ouviram!
o último trecho é da música city lights, tb do lou reed.

Giane Laurentino disse...

Liza! Adorei o texto ... talvez por que eu ame chuva, dias cinzentos, dias londrinos!E claro amo Lou Reed! BJS

Gislaine Marques disse...

Mas tem que atualizar o blog... pra gente ter vontade de voltar sempre pra ver o que tem de novo. Estratégia de mkt. ;-)

Gislaine Marques disse...

Mas tem que atualizar o blog... pra gente ter vontade de voltar sempre pra ver o que tem de novo. Estratégia de mkt. ;-)

Anônimo disse...

"just a perfect day" =D
mas não gosto de chuva eheheh adorei o blog!

vitor disse...

uouuuu... que beleza. quando eu estava na faculdade descobri o lou reed. que bom que tu já descobriste ele.

Lisa disse...

bem... as letras são do Lou Reed, e eu gosto muito.
mas acho que as músicas são da época Velvet Underground dele.
o que eu mais gostei no texto foi a parte da Protásio alagada. acredite, três anos morando em Brasília e voce iria sentir uma falta nostálgica disso também...
aliás, aqui só temos duas épocas: verão com chuva e inverno seco. uma loucura!
abraço de uma xará e conterrânea.