quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dicas & Sobrevivência em Buenos Aires

Depois de 9 semanas, minhas impressões:

- Olhe para cima: a capital argentina tem uma arquitetura incrível. Não perca cúpulas, torres, relógios e esculturas por estar olhando para a frente. Levante a cabeça! E já aproveite para dar uma de nativo com o seu nariz agora empinado.

-Olhe para baixo: Não sei se em Porto Alegre há menos cachorros ou se o pessoal lá é realmente mais solidário com o sapato alheio, mas a quantidade de cocô nas ruas por aqui é grande. Preste atenção nas calçadas para não acabar na merda.

-Olhe para os lados: Faixa de segurança são apenas listras brancas que decoram o asfalto. Não espere que os carros parem para você. Nem mesmo se o semáforo estiver vermelho e você ver aquele famoso homenzinho verde iluminado. Nem mesmo se você ver um louco atravessando a rua entre carros e caminhões. Demora um tempinho para pegar o timing do trânsito portenho. Só vá quando a possibilidade de ser atropelado for NULA.

-Cuidado com os brasileiros: Se você ver por aí um cara vestido a caráter de brasileiro, preste atenção se ele realmente é seu conterrâneo. Por aqui, abrigo verde e amarelo é o uniforme dos garis (Coincidência? I don't think so...)

-Para os encontrar: Se você ficou muito triste com o item anterior e quer comentar essa filhadaputice argentina com alguém, vá à Calle Florida. Está cheinha de brasileiros... alguém se compadecerá do seu causo. Outros lugares cheinhos de carnaval&samba&língua portuguesa são: Plaza de Mayo, Caminito (esse também repleto de gringos), Feria de San Telmo e Feria de la Recoleta (ambas nos domingos).

-Sobre a Plaza de Mayo: Olhe para cima (item 1), mas com moderação. Apesar da arquitetura interessante e blablabla, as pombas dominam o lugar. Você não só pode levar um cocô de pomba na cara como poderá fazer isso enquanto encontra um ex-colega do colégio, um ex-namorado ou qualquer outro brasileiro que você conheça. .

-Vá a pé: Não dê uma de brasileiro que precisa de carro para sobreviver e caminhe. Caminhe, caminhe, caminhe. O subte (metrô) é uma boa pedida se o local for muuuuito longe. Existem várias linhas, que se interligam. Se você tiver sorte/azar, ainda poderá comprar lenços de papel, canetinhas, lanternas e canetinhas-lanternas no caminho. O mercado informal está invadindo as vias subterrâneas da cidade.

- Uma atração à parte: Ir de metrô é fácil, mas você não verá Buenos Aires. Para se locomover e ao mesmo tempo fazer um tour, pegue os colectivos. Eles existem em grande quantidade e para todos os lados. Compre um livrinho chamado Guía T, que custa uns 3 reais, e assim você poderá ir a qualquer lugar. Preste atenção na parte da frente do ônibus, onde fica o motorista. Os colectiveros decoram os 'seus' espaços: espelhos em formato de coração, frases de amor, pendurucalhos, foto dos Três Patetas. É, no mínimo, engraçado.

-Elas valem ouro: Por razões desconhecidas (cada um tem a sua versão da história), há uma crise de moedas na Argentina. Elas são artigo raro por aqui e, para complicar, são fundamentais para andar de ônibus (você não pode pagar com notas, já que se bota a grana numa maquininha). Economize todas que você puder. E, caso lhe sobre alguma antes de voltar pro Brasil, give me a call. Eu preciso de moedas.

15 comentários:

Luana Duarte Fuentefria disse...

sei de TUDO isso e ponho em prática. só não digo que já sou nativa pela parte do nariz impinado.

e ainda acho que a intenção é supervalorizar os garis.

Unknown disse...

Puxa!!!
Valiosas informações,vou até imprimir, acho que vou precisar delas logo!
Ah!faltou um mapinha anexo mostrando as zonas de maior concentração de cocôs.
Que bom que a mão das jornalistas destrancou! Bj

Claudia Bertholdo disse...

Acho que nunca me deparei com informações tão fidedignas quanto estas. Realmente, Buenos Aires tem absolutamente tudo o que você descreveu!!O que mais me impressionou foram as sujeiras caninas...uma pena, uma bela cidade (porém um tanto mal cuidada, diga-se de passagem)que está merecendo um up na limpeza!
Aliás, adorei teu blog!

Unknown disse...

pq essa gente não comenta mais nos bilogues???
to indignada! hum! :/

Liza Mello disse...

heheheh
todos nos abandonaram....

Samir Oliveira disse...

Vou imprimir certo! continua escrevendo, mostra para um editor que ele publica o guia liza de sobrevivencia na argentina! ehehe, chega daqueles guias convencionais cheios de mapas e legendas minúsculas!

Anônimo disse...

acho que a parte da frente do ônibus, com o espaço "humanizado" dos colectiveros dá boas fotos.....

Gislaine Marques disse...

ahahaha Adorei esse texto. Posso publicar lá na minha Caixa? Fazia tempo que eu não passava por aqui, mas tu sabes bem que não foi por falta de intenção. Aqui em Portugal todo mundo pára nas faixas de segurança, mas tbm há pombas. E muitas!

Liza Mello disse...

claro q pode publicar! ;))

Anônimo disse...

Certo que lerei esse texto novamente quando conseguir ir a Buenos Aires. Em contrapartida, se tu fores um dia a Cuba, passa no meu que fiz algo parecido.

beijo e buena suerta aí

Anônimo disse...

Ah, agora que eu vou ficar milionária, como disse a Luana, poderei ter sapatos descartáveis! Quando eu vor aí visitá- las, não me importarei com os cocôs! :-P

Gislaine Marques disse...

Te convidei pra uma brincadeira de dia da criança. Olha lá no meu blog. ;-) bjos.

Samir Oliveira disse...

traidoraa! nem comenta mais no meu blog! deixa, deixa eu ir aí p bue q nem vou te comprimentar! =P

passa lá nos meus rabiscos quando tiver um tempinho tá! agora que voltei a atualizá-los "periodicamente" :S

Anônimo disse...

saudade de mais textos!

Anônimo disse...

gostei daqui!
bjs