quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Eu sou virgem.

"O taxista e uma menina de 19 anos, numa rua sem saída, de madrugada. Ele te dá uns tapas, te come (pausa) e ainda leva o teu dinheiro". Eu não seria capaz de descrever a expressão que tomava conta do seu rosto porque meus olhos propositalmente fitavam, imóveis, o pára-brisa (muito mais pelo verbo 'comer', do que pela hipotética cena descrita). Mas o meu pai estava determinado a me contaminar com o medo.


Minutos antes, ao encontrá-lo, eu havia perguntado como estava o nhoque da janta. Ele me respondeu olhando para o trânsito, com a voz calma e uniforme: "Não teve nhoque. Roubaram as batatas junto com o carro da tua mãe". Costumo dizer que o aniversário é o melhor dia do ano. Definitivamente não para a minha mãe, que foi assaltada no dia em que completava 47 anos. Foi, talvez, o ato de um anti-petista raivoso, que se emputeceu ao se deparar com o adesivo "Brasil: um país de todos". Colado no vidro traseiro do Honda Fit, ele ainda era um resquício da eleição do Lula no primeiro mandato. Um adesivo pré-mensalão, pré-relaxa-e-goza (e tantos outros prés), que, por algum motivo não muito definido, continuava lá, intocável.


Depois de me relatar o roubo, o meu pai ainda lembrou que, dias atrás, ao chegar em casa de táxi tarde da noite/cedo da manhã, esqueci de chamar os vigias, pagos pelos moradores do bairro. O que, repetia ele, era extremamente imprudente. Até posso ficar impressionada com o discurso. O tal estupro inevitável com o taxista mal-intencionado não me parece uma ótima idéia para sábado de madrugada. Mas a verdade é que sou virgem. Virgem em violência urbana. Não consigo trazer para a minha realidade o que ouço, vejo e leio na mídia.

Nem furto de celular dentro do ônibus, muito menos roubo à mão armada. Muitas vezes desconhecidos me abordaram em ruas desertas gritando "ei, moça! peraí! não sou bandido não, viu moça?!". E eu pensava que tinha chegado a minha vez, a hora de fazer realmente parte da sociedade. Ser uma verdadeira nativa de país subdesenvolvido e ter aquela história para contar entre uma cerveja e outra, exclamando "AQUELE FILHO-DA-PUTA". Mas nada. Só pediam uma moedinha, um trocado.


Tempos atrás, eu me cuidava muito. Em transporte coletivo, pendurava a mochila para a frente, encostada na barriga. Notas de 50, quando carregadas a pé, eram estrategicamente trancafiadas no bojo do sutiã. E o meu iPOD por bastante tempo não conheceu a via pública.


Hoje em dia, me dei ao luxo de testar os limites da sorte apertando a tecla Foda-se. Não sei o que faria se fosse assaltada. E não é algo que eu adoraria que acontecesse. É mais uma curiosidade, um hímen inquieto.

20 comentários:

Luana Duarte Fuentefria disse...

Esse título me assustou... além do verbo 'comer', evidente.

Tava esperando o texto do taxista. Não o que come... aquele outro, lembra? Cadê? Cadê?

:P

Samir Oliveira disse...

No começo tbm pensei que fosse o texto do outro taxista.. Bah, que droga pra tua mãe ein, putz!

O texto tá muito bom, sombrio e com um humor negro impagável! O final, nem se fala, no melhor estilo Liza!

Anônimo disse...

Putz, Liza, muito bom esse texto. Eu ri demais!

(aprendi a comentar, êêê!)

Anônimo disse...

Depois dizem que o tarado sou eu... Ok... Mas todos tiveram "pensamentos estranho" ao ler o título... Bom texto (não existe novidade nisso, todos os textos são bons, enfim). Eu ja fui assaltado duas vezes... Gostaria de não ter sido... Preferia a virgindade do que essa promiscidade brasileira. Boa sorte. Bjos.

Anônimo disse...

A gente sempre pensa que não vai acontecer com a gente... mas um dia, sem mais nem menos, estamos na mira de uma arma. Não dá para ficar paranoico,mas também não dá para vacilar. O mais louco nisso tudo é que ficamos felizes por perder somente os bens materiais. Agora tenho dois motivos para comemorar o 18/09. A vida vale mais do que qualquer coisa.

Danni disse...

que a sorte lhe proteja da santa curiosidade rs!


muito bom o texto

Anônimo disse...

S A F A D A

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Também sou virgem, mas o meu hímen não tem curiosidade nenhuma em experimentar um assalto. hehe

E eu ando como tu...despreocupada e com tudo q tem direito! eu penso assim: "quem se preocupa demais ou morre de medo, vai ser assaltado e eu não".

gostei.
beijos

Anônimo disse...

faz dias q tu escreveu aqui e eu nao tinha visto
adoro os teus textos liza!!
esse tá mto engraçado.

admito q qnd li o título não prestei atenção na frase com PONTO. mas quando a li no meio do texto me choquei. "como assim?", eu me perguntei. mas depois entendi. haha
ah, já fui assaltado. não é legal. mas antes de ser, tinha os mesmos pensamentos de querer ser roubado para ver como ia ser, se eu ia reagir ou não.

depois entra tbm no blog da exposição no ar http://noar50anosdevida.wordpress.com tu já foi lá? quero uma visita tua!!
bjaum

Glauber Canovas disse...

1.º: Respondo o comentário feito em minha página:

- Será Liza, que o nosso presidente usou de seu "markenting pessoal"? Ele não podia muito bem ter agido à maneira Lula: Não fiquei sabendo, não sei, não vi?

Podemos dizer sim, que é um governo frustrante. Ridicularizou a esperança sim, mas esse ato de dar assistência a um pobre baiano não me permite pensar que foi jogada política. Nós sulistas temos uma visão (às vezes) bastante egoísta. Tenho parentes no nordeste e não acho que com R$65,00 uma família consiga se manter. Aqui temos a oportunidade. Eu tenho a oportunidade de estudar, abranger meus conhecimentos, militar em prol da justiça e principalmete a favor dos meus direitos, bem como você também tem essa oportunidade. É simples falarmos dos outros quando se quer olhamos pro espelho e não tiramos conclusão de quem realmente somos!!

2.ª Sua crônica explicita muito bem quem você é, quem muito de nós somos, mas deixa a incógnita de como é do outro lado!!

Você é excelente nas palavras, mas acho que deve se abrir para uma realidade que é bem além do que pensa que é!

Não me queira mal, apenas não cometa o mesmo erro que vivi cometendo: criticar, sem a auto-critica!

Parabéns!

Danni disse...

liza cheguei aqui através do Desculpe a poeira

e já estou fã de carteirinha

beijo

Liza Mello disse...

Glauber,
talvez por ter escrito poucas linhas, o meu comentário não tenha ficado claro.
De qualquer forma, não sou contra nordestinos. Não acho que se sobrevive com 65 reais. A minha crítica não foi ao cara que pediu ajuda e sim, ao objetivo do presidente ao ajudá-lo.

Sobre o fato de Lula não ter dado uma de João-sem-braço e assim mandado um médico junto do homem, continuo achando que é marketing. Sim, ele poderia não ter feito nada. Mas seria uma atitude burra. Burra pq é muito fácil mandar UM médico auxiliar UM doente e, com isso, ainda levar a fama de bonzinho. Logo, bem menos complexo do que reformar a política.
Mas enfim, vivemos em meio ao pluralismo de idéias, o que enriquece a todos. Então, eu tenho uma opinião e tu tem a tua. Por mim, sem problemas!

Liza Mello disse...

para quem quiser ler o famigerado comentário que eu fiz no blog do glauber, acesse:

glaubercanovas.blogspot.com

Ananda Etges disse...

AMEI LIZA!!
Teu homor está afiado nesse texto hein!
Um bjoo!

Samir Oliveira disse...

Não sou mais virgem ¬¬

Liza Mello disse...

samir!!!

que horror! e agora?! tu estás incomunicável!!

Digo disse...

BAH!!!! Me abri muito!!!!
Muito bom, Liza!! Bom mesmo =)
Eu fiquei na expectatica do final, e foi mto bom, talvez a melhor parte até. E o começo também.
Tipo, não tem como não ler inteiro esse post.
Um beijo e parabéns!

Luana Duarte Fuentefria disse...

Tá, Liza. To cansada de saber que tu é virgem!!!

Vamo atualizar isso, hein hein?!

:P

Liza Mello disse...

voilá, luana!

Carolina disse...

Como raramente entro no meu blog, seja para postar, ou para dar uma olhadinha báscica nos comentários, não havia lido o que tu deixou, sei lá quanto tempo atrás. Enfim, acabei clicando no teu nome e comecei a ler teus textos. Para ser bem sincera, li apenas esse e o da depilação, ambos de um humor muito inteligente e gostoso, e com os quais me identifiquei profundamente (também nunca fui assaltada e, como toda mulher, acho depilação algo EXTREMAMENTE desagradável).

Bom, parabéns então, volto aqui qualquer hora para terminar de ler o que faltou!