quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Posts

A minha turma de faculdade foi, desde o ano passado, dragada pelo universo dos blogs. Porém, acho que foi só na metade de 2007 que o pessoal se entusiasmou, posta com uma certa regularidade. E, já que (quase) todos têm blogs, eles fazem uma pressão extra para que ninguém desista: ATUALIZA!!. Eu não sou exceção: posto aqui sempre que o tempo aparece e que as idéias vêm. E, mais seguido ainda, navego pela Rede, comentando os blogs desses futuros jornalistas.

Nesse vai-e-vem de postar e ler postagens, percebi que existem pelo menos cinco tipos de posts nos blogs de estudantes de jornalismo. Olha só:

-Post VaiQ: É aquele que segue a lógica de que jornalismo é 80% esforço ( 1o% é talento e 10%, sorte). A pessoa 'esquece' que em blog não se recebe salário e não há prazo de entrega, mas mesmo assim escreve uma resenha sobre algum tema cultural, ou critica algum assunto bastante veiculado na mídia (à la ombudsman). É um investimento pessoal: treina o espírito de argumentação e exercita a escrita. Ah, e é claro: VaiQ um superjornalista lê o post, acha que essa pessoa é o futuro do jornalismo mundial e a contrata na hora! Por via das dúvidas... se posta...

-Post JaQ: Esse é um pseudo- post-VaiQ. Na faculdade de jornalismo, obrigatoriamente se escreve. Bastante. E quando o trabalho vale nota é inevitável: se esforça muito mais do que num blog. Aí tem aquele texto prontinho, que levou horas para fazer... não dá para recusar: JaQ eu já fiz...vai para o blog. Só que (é claro!) o estudante não se entrega na postagem , não diz que esse texto tem uma origem acadêmica...que o esforço ficou só no 'Ctrl +c, Ctrl+v'... VaiQ o superjornalista visita o blog exatamente nesse dia?!

-Post Desabafo: O mais intimista dos posts. É quando o blogueiro faz do espaço uma espécie de diário aberto. Conta o que está sentindo, histórias de vida, insights que ocorreram em algum lugar da cidade. Já rende várias linhas e adianta a terapia.

-Metapost: É um post sobre posts, ou sobre blogs. Enfim, aquele texto que a pessoa pensou enquanto criava um (outro) post.

-Bost: O grande medo de todas as pessoas que escrevem num espaço tão aberto quanto um blog! É quando o post fica UMA BOST... enfim, fica um bost. Esse caso infeliz pode acontecer de duas formas. Primeiro: quando o blog não é atualizado há séculos, e a pessoa escolhe escrever qualquer coisa para manter os internautas cativos em vez de deixar o blog com cara de velho, largado às baratas cibernéticas da blogosfera. Segundo(e esse é o pior caso): quando a pessoa pensa que escreveu um texto muito bom e ninguém comenta... no outro dia ninguém comenta também... aí ela pergunta "tu não viu o meu post novo?" e o amigo desvia o olhar "ah, eu vi sim...". É, meu caro amigo, infelizmente você foi vítima do bost.

Esta classificação não é rígida, podendo haver posts híbridos. Entre eles: Desabafo+Bost, VaiQ+Bost (o que é uma pena... já que a criatura se esforçou tanto...), JaQ +Bost (esse é muito ruim, já que não é só auto-estima que baixa, mas a nota final também...) e o Metapost +Bost (que eu REALMENTE espero que ESTE não seja um exemplo!!).

14 comentários:

Luana Duarte Fuentefria disse...

Bah! Ótimo metapost! Já estive pensando sobre o assunto e acho que me enquadro só no PostDesabafo e no Bost... o que é uma pena...

Adorei o texto, mas fiquei triste.
Pela descrição, agora acho que todos meus posts são bosts. Mas tem gente que não dá pra considerar quando perguntamos "tu não viu o meu post novo?".

Por isso, classifico alguns posts como "Enigmas". Talvez sirva pra minha auto-estima não ficar tão no chão...

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Morri rindo! ouhaoauhoauh
Me encaixo em todos os tipos com certeza!
Adorei o texto!
Beijos

Liza Mello disse...

Luana!! teus textos são TRI bons! sério, acredita em mim, MULHER!!

é que comentar um post intimista é mais difícil, delicado. E tu não escreveu posts JaQ porque tu não fez a cadeira de Jornalismo de Opinião (em que a gnt escrevia textos legais e postava nos blogs depois). E os textos VaiQ eram inspirados nos textos DESSA cadeira! O pessoal gostava de escrever pra aula e depois ia praticar por si mesmo!
No te preocupas, chica! ;)
aliás, eu acho que os teus textos normalmente são híbridos: Desabafo+ VaiQ (além do sentimento,tem informação). Eu acho que a maioria dos meus também é isso!

Anônimo disse...

acho que tu anda passando muito tempo na blogosfera heueheueheuheuhe
meu único post até hoje foi VaiQ, mas eu não tinha pensado no superjornalista... será que ele anda solto por aí pronto para descobrir e sequestrar um estudante inocente e desavisado?
beijos

Liza Mello disse...

tomara john.. tomara..

Ricardo Lombardi disse...

simplesmente ótimo. parabéns

Samir Oliveira disse...

Liza! Maravilhoso! Meu blog com certeza é superhíbrido, tem um pouco de cada tipo de post. Com a presença inevitável de bosts, é claro :P

Ahh, apaga o comentário que tu respondeu p Luana, pois o superjornalista pode descobrir que tu tbm postou textos acadêmicos ao estilo JáQ (mas aí, agora, tu teria que apagar o meu tbm) :(

bjos

Anônimo disse...

ahahhahahahahahah
morri de rir aqui com o teu post.
ótemoo!!!
e é por essas e outras que não tenho um blog. sim, faço parte do grupo dos covardes =P

Ananda Etges disse...

Bom mesmo o texto!
Meu blog eu classificaria como intimista no período atual!
E sobre o superjornalista que vai um dia ver nossos blogs e nos dar aquele emprego dos sonhos: que ele venha logo pq eu tô precisando hehe!!!
Beijoo!!!

Giane Laurentino disse...

Pessoa ... me identifiquei com o post desabafo heehe ou não sei lá acho que uma categoria post para encher espaço vazio eheeh ou um Bost hehhee. Me identifiquei com os dois mas eu já tive o post JaQ ...Me diverti com o texto!
BJU

Anônimo disse...

Ótimo texto. Não tem como não continuar lendo até o fim. Eu imaginei tu, daquele seu jeito debochado, falando tudo aquilo que tava escrito, mto bom aheuahie.
Bom, ainda não fiz o meu blog mas acredito que o primeiro daria um ótimo BOST, mas até tenho uns aqui JaQ. O meu ainda está do QuemSabe.
Bjossss

Anônimo disse...

hahahaha adorei isso


eu conheço várias pessoas e eu mesma me incluo em vários desses hahahaha


muito bom se eu fosse uma mega-hiper jornalista te contrataria ;)


morg

Anônimo disse...

vamo atualizá...

heueheueheueheuhe

Liza Mello disse...

hehe

o começo de semestre jogou esse blog às baratas cibernéticas.. tsc tsc... mas isso mudará logo.. tam tam tam TAM!