Não existe profissional mais cool e moderninho que ele. A maioria dos publicitários até pode ganhar uma merreca, mas ainda assim capricha no visual. Você pode reconhecê-los pelo estilo, ou pelo olhar Eu-mando-você-compra que muitos apresentam por aí. Mas ok se uma boa parte tem esse ar esnobe. A criatividade dos publicitários é capaz de fazer milagres. Eles podem transformar os piores produtos em grandes objetos de consumo. Entretanto, há uma lacuna, uma mancha no currículo perfeito desses profissionais: os comerciais de pasta de dente.
Não há nada mais insosso e murrinha que os trinta segundos reservados aos cremes dentais. A publicidade expõe a sua decadência de duas formas. Ou ela seleciona os atores com as caras mais idiotas – homens, mulheres, crianças... sem preconceitos, quanto mais idiota melhor – e faz deles protagonistas dos benefícios do tal produto. Ou ainda o comercial apresenta um dentista que tem meio minuto de fama para afirmar qual é a pasta dental que ele recomenda. Os próprios dentistas, coitados, ainda se contradizem em cada campanha: um diz que a melhor é a fresh, o próximo afirma que só recomenda a whitening, o outro fala que apenas a Total 12 protege os seus dentes como eles merecem e como suas gengivas necessitam. E eu, que quero uma boca fresh whitening com proteção durante 12 horas, fico sem saber o que comprar.
O publicitário consegue fazer aqueles comerciais de perfume subjetivos, etéreos... e esquecem do produto que eu sou obrigada a consumir todos os dias. Sou obrigada a ser conivente com esse vazio de criatividade, já que tenho que usar alguma pasta de dente diariamente. Por que nenhum publicitário descolado ainda não revolucionou os comerciais de creme dental?
Mesmo estudando jornalismo, um dia hei de produzir o seguinte comercial: uma mulher nua aparece nadando, envolvida por milhares de folhas de menta. Ela sai da piscina. O telespectador agora só a vê de costas, andando até um homem lindo. Eles se beijam, e muda de cena. Aparece a pasta de dente e uma narradora sussurra ao fundo: Miiiiint.
Bah, ficarei milionária.
Não há nada mais insosso e murrinha que os trinta segundos reservados aos cremes dentais. A publicidade expõe a sua decadência de duas formas. Ou ela seleciona os atores com as caras mais idiotas – homens, mulheres, crianças... sem preconceitos, quanto mais idiota melhor – e faz deles protagonistas dos benefícios do tal produto. Ou ainda o comercial apresenta um dentista que tem meio minuto de fama para afirmar qual é a pasta dental que ele recomenda. Os próprios dentistas, coitados, ainda se contradizem em cada campanha: um diz que a melhor é a fresh, o próximo afirma que só recomenda a whitening, o outro fala que apenas a Total 12 protege os seus dentes como eles merecem e como suas gengivas necessitam. E eu, que quero uma boca fresh whitening com proteção durante 12 horas, fico sem saber o que comprar.
O publicitário consegue fazer aqueles comerciais de perfume subjetivos, etéreos... e esquecem do produto que eu sou obrigada a consumir todos os dias. Sou obrigada a ser conivente com esse vazio de criatividade, já que tenho que usar alguma pasta de dente diariamente. Por que nenhum publicitário descolado ainda não revolucionou os comerciais de creme dental?
Mesmo estudando jornalismo, um dia hei de produzir o seguinte comercial: uma mulher nua aparece nadando, envolvida por milhares de folhas de menta. Ela sai da piscina. O telespectador agora só a vê de costas, andando até um homem lindo. Eles se beijam, e muda de cena. Aparece a pasta de dente e uma narradora sussurra ao fundo: Miiiiint.
Bah, ficarei milionária.
ps: Esse texto é um JaQ. O assunto já estava na minha cabeça há um bom tempo, mas só o escrevi quando eu tive que produzir uma crônica radiofônica. Eu mudei ela um pouco para publicar aqui, mas ainda assim não consegui tirar esse ar emocionado/idiota do post... madita cadeira de Radiojornalismo!
16 comentários:
Hum.. acho que vou mandar o link do teu blog para o Luciano.
Liza, tua criatividade te permite ser uma profissional completa na comunicação, transitanto entre o jornalismo e a publicidade. E as relações públicas? Bom, daí não sei se tu tens criatividade para fazer festinhas ou servir água. eheheh
(meu comentário também é perigoso, não mande para a Glafira!) :S
1) putz, ainda bem que tu é jornalista!
2) para ficar claro, na maioria das vezes isso não é culpa do criativo, não é falta de criatividade. O buraco é bem mais embaixo, mas pede pra eu te explicar isso ao vivo pq eu precisaria ficar escrevendo mais tempo do que tenho agora. Um teaser seria: a maioria dos cremes dentais são de indústrias multinacionais. Pensa que a mesma pausterização de idéias aconteceu (e ainda acontece em algumas marcas) por muito tempo com produtos como sabão em pó e margarinas.
3) mudando de assunto, agora que tu já tá mocinha e vai morar sozinha, te indico um blog tudo a ver com o momento pra começares a bisbilhotar: http://blogmiojo.com.br/. E tu vai gostar duplamente pq é de uma jornalista.
Bjos da tia publicitária
Hehe
Eu penso até que esses comerciais são feito sem publicitários, só pra economizar, de tão ruins que são.
Vou dar uma olhadinha nesse blog aí q tua tia indicou. Pelo visto vai ser útil...
que pornografia esse último parágrafo! liza sem vergonha...
realmente, aqueles comerciais com os dentistas recomendando alguma pasta são ridículos. e muito mal feitos.
eu não gosto muito de publicidade. ponto.
tá, na verdade, é o penúltimo parágrafo... mas o seguinte só tem uma linha!
realmente estes comerciais são deprimentes, ainda mais quando dublados... até uma artezinha ficaria melhor ...
quanto a tua veia publicitária... pq não sugeres aos colegas da comunicação, vai que revoluciones os comercias de creme dental?
por isso que a melhor invenção do mundo foi o controle remoto. nem sei mais o que é propaganda hahahaha.
ah, pior que comercial de pasta de dente é famoso (cof cof...suzana vieira) fazendo propaganda pra ultra corega =P
ó, meu blog (www.naoseipuxarassunto.blogspot.com). demais esse nome, vai dizer...
Acho que, pelo fato de ser Designer e esta classe apresentar uma gande rixa(é assim que se escreve?) com os publicitários (e que fique claro que penso que, uma aliança sólida entre ambos pode resultar em um ótimo resultado), diria pelo menos umas 20 propaganbost (seguindo a "gíria" que vocês, estudantes Famequianos inventaram)!
As vezes me pergunto seriamente o porque de perder anos e anos estudando pra fazer verdadeiras porcarias!!
Incluiria na classe "Propagandas televisivas que tá vontade de arremessar a TV na parede": comerciais de remédio (os antigripais em 1º lugar) e os comerciais de lojas do tipo Casas Bahia, Colombo...
Chegou a ver os caminhões pretos perguntando... "Que caminhão é esse?" Vem ai... mais um Caminhão do Faustão... ¬¬
Sobre o último parágrafo: eu compraria com prazer a pasta dental hehe
Vou tomar a liberdade de te linkar no meu blog!Ok?
ah, claro! tome toda a liberdade de fazer isso, rosana!
Oi!
perfeito teu post! e li o que fala dos tipos de post. nossa, muito bons.
eii achei alguém que também concorda comigo quando penso que comerciais de creme dental são ridículos. claro que eu não tenho capacidade pra ter a idéia que tu teve hehe não ando pelo lado da publicidade!
bem bacana teu blog
voltarei mais vezes
abraços
olha quem falando pra atualizar...
ha-ha-ha
daí eu levanto do sofá e saio correndo pela rua pra comprar menta... ahahahhaha
Teu comercial seria famoso. Sugiro até uma colega nossa, loira e perfil fútil, para o papel de atriz nua. Seria um sucesso.
Beijo!
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