quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Porto Triste

Voltei a Porto Alegre neste domingo umas centenas de gramas mais gorda e com o coração pesando quilos. De pícnic em Palermo à festa en Amerika, choro só de lembrar.

A melhor viagem da minha vida aconteceu meio que por acaso, sem muito planejamento. Comigo achando que o albergue era longe e com medo de ter pouco dinheiro. Nasceu de uma coversa meio a esmo no campus da PUCRS, sentada numa muretinha na frente do Banrisul.

A melhor viagem da minha vida durou apenas nove dias e oito noites e teve como rumo a 'Cidade Mais Européia da América Latina'. Ela não me encantou de cara. Buenos Aires é muito bonita, por supuesto. Há um jeito bonitinho e meigo de Montevidéu (com seus habitantes no mais glorioso penteado mullet). Pero también hay um ar de megalópole, com seu metrô que cruza a cidade por $0,90, seus bairros carésimos e seus parques verdes e limpinhos.

Mas o que me encantou mesmo foram as pessoas que conheci. Já no primeiro dia, foi quase um brasileiro/hora. De noite, já tinham três planejando o que nós (sim, já tinhamos virado 'nós' nesse ponto) iamos fazer na manhã seguinte. Depois ainda vieram colombianos e americanos.

Aperfeiçoei meu portuñol e até falei um pouco de inglês. Mas, para mim, o português nunca fez tanto sentido: saudade.

9 comentários:

Anônimo disse...

A sensação de liberdade e autonomia elevam qualquer auto-estima. As viagens ao exterior, em especial, aquelas feitas por nossa conta,tornam-se inesquecíveis. Nestas horas a gente se sente "grande" e capaz de conquistar o mundo em um piscar de olhos. Todos deveríamos experimentar essa sensação pq é maravilhosa!

Luana Duarte Fuentefria disse...

Uau, chica!
Te acuerdas hasta de cuando te invité a viajar?

Também estou desolada. Então, eu simplesmente "cierro mis ojos y finjo que estoy en Amerika"!!!!

Samir Oliveira disse...

se arrependimento e inveja matassem!!

muito boa a última frase ;)

Gislaine Marques disse...

Saudade a gente tava dos teus textos. Não deixa de escrever! Bjos e continua viajando. Viajar é tudo!

Gislaine Marques disse...

Eba! Hj tem filminho! ;-)

Carolina Tavaniello P. de Morais disse...

Tu e a Luana parem de chorumelas já!
Viajar é muito bom, pensem só nas coisas boas que passaram enquanto estavam lá! Logo vocês estarão de volta a Buenos querida.

Lu Winck e Wilson Rosa disse...

Olá, Liza, estou divulgando o meu blog "Canetinhas e microfones" o objetivo deste meio é "democratizar a notícia" e levar ao público as histórias de bastidores, barrigadas, comentários dos programas de rádio e TV, erros clássicos e revelações do jornalismo do Rio Grande do Sul.

PARTICIPE!!!

Lu Winck e Wilson Rosa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Patrícia disse...

Parece que é um complô: todo mundo resolveu fazer várias viagens massa nestas férias! Por incrível que pareça tenho inveja de vocês!!!
A parte boa é que vou poder pegar umas dicas quando eu for!!

Ahhh..sobre a pergunta que fizeste no meu blog: chego em poa no dia 4 de março de manhã (terça-feira). Na quarta estarei na aula já!