sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Yorks

Eu tinha 11 anos quando encostei meus pés já número 37 em terras britânicas. Minha mãe, que na época fazia um curso de inglês em Leeds (a terceira maior cidade do Reino Unido, perdendo para Londres e para Manchester), foi até uma cidadezinha ali perto junto com a sua turma para fazer um trabalho de aula. Como uma boa parcela da classe era árabe e estava em pleno Ramadã, sobraram muitas vagas no ônibus (pelas leis do Islã, não se pode se afastar 40 km da sua mesquita durante o período de jejum). Enfim, meu pai e eu fomos convidados a participar do passeio.

Fomos parar em York. Uma cidade de 120 mil habitantes que você leva no máááximo um dia para a conhecer de cima a baixo. Entre as GRAAANDES atrações dessa 'metrópole', estava uma miniatura de diabo medieval que marca a rua Stonegate, esta construída sobre uma estrada romana. Outro ponto interessantííímo (entre tantoooos, claro): a menor rua de York tem o nome mais longo de todos e se originou na época dos saxões: 'Whip Ma Whop Ma Gate' significa 'Nem uma coisa nem outra'. Intrigante.





Pisando na Grande Maçã é praticamente impossível acreditar que alguém lembrou de York para a nomear. Claro... isto foi em 1664, numa época em que se resumia à área que hoje se chama Lower Manhattan (a pontinha sul de Manhattan). Mas ainda assim é estranho pensar que aquela megalópole não nasceu assim: cheia de chineses, latinos (os tais mexicanos) e Starbucks por todos os lados.


Mesmo se você ainda não teve o privilégio de ter que espichar o pescoço para observar um prédio de mais de uma dezena de andares, em uma hora aqueles arranha-céus viram triviais. É só respirar aquele arzinho new yorker que você já se acha a Andrea do Diabo Veste Prada (depois que ela descobre a moda, é claro). O brasileiro, famoso por achar que o seu país é campeão em tudo (acredite: temos essa fama...), deve esconder o ego em Nova York. Lá você encontra a maior loja do mundo (a Macy's, ocupante de um quarterão inteiro e possuidora de nove andares), a maior igreja católica do mundo, o maior museu do Ocidente (o Metropolitan), em que há a maior coleção de artefatos egípcios fora do Egito. Entre outros tantos 'o maior', 'do mundo',.. que eles não cansam de colecionar.


(Para ver a vitrine da Macy's decorada para o Natal, para conhecer os meus pais e/ou para testemunhar um rápido conflito familiar, assista ao vídeo abaixo:)


ps: texto antiiiigo.. e menor do que o imaginado... mas já estava na hora de tirá-lo dos rascunhos...

5 comentários:

Samir Oliveira disse...

liza e seu blog multimídia cheio de vídeos! ;)

adorei a comparação com o filme, mas o melhor mesmo é o "rápido conflito familiar" ehehehe.. teu pai ralhando contigo é o máximo =P

Gislaine Marques disse...

Telegrafando: adorei o texto, não tô com tempo pra ver os vídeos agora, tá tri bom de ler, pára de te fresquear e escreve o que tá na tua cabeça sem censura. rsrs Segue o exemplo da tia!!! eheheh (se bem que agora eu vou ter censura pq o vou ter que cuidar o que escrevo por causa dos alunos. rsrsrs)Bjos!

Gislaine Marques disse...

Hum... no fim vi os vídeos (que eu já tinha visto). Mas melhor não comentar muito pq "olha a memória, olha a memória!" ahahhahaha

Patrícia disse...

Tô com o samir...o melhor de TUDO é o conflito familiar!!!
Hhiuhoehehahahahahhaha!

Luana Duarte Fuentefria disse...

Liza internacional E multimídia!
hehe

O melhor são os pezinhos pulando na neve...